fbpx

Artigos

17/12/2018

Tratamento de cadastro fiscal – atualização do ERP para tributação correta

Tratamento de cadastro fiscal - atualização do ERP para tributação correta

Fonte: TAX Group – Acessado em: 1712-2018

O ERP é um sistema de informação que reúne e integra todos os dados de uma organização. A ideia é facilitar os processos e automatizar tarefas, concentrando todas as informações em um único local. Com a ferramenta, é possível fazer desde o controle de caixa, até a gestão de estoque e a emissão de nota fiscal. Por isso, manter o sistema ERP atualizado é fundamental para evitar erros na tributação de itens da empresa.

Além do cumprimento da lei 12.741/2012, segundo a qual as empresas são obrigadas a informar a carga tributária nos cupons e notas fiscais, a atualização em relação às legislações que afetam sua operação garante uma boa prestação de contas ao fisco e às auditorias. Evitando desgastes, multas e pagamentos a maior.

Como funciona a atualização do ERP

O Tratamento de Cadastro Fiscal realiza o cruzamento de informações fiscais do seu negócio com algoritmos que utilizam bancos de dados com tecnologia SQL e Scripts em linguagem Java. Com isso, o Monitor de Regras Fiscais, ferramenta do Tax Group, identifica os ajustes e alterações de alíquotas, parâmetros e bases de cálculo que impactam os tributos federais e estaduais das operações da sua empresa e de fornecedores.

Para acompanhar a complexa malha tributária brasileira, o Tax Group conta com um banco que reúne milhões de regras tributárias, para apresentar ao cliente, de forma automatizada, todas as alterações que ocorreram nos tributos (ICMS, ICMS ST, IPI, II, PIS e Cofins), incluindo Substituição Tributária, MVA e Pauta Fiscal.

Mensalmente, os arquivos de reporte preparados pelas empresas, nos layouts oficiais do fisco, são enviados para a plataforma do Monitor de Regras Fiscais. O servidores processam as informações, identificando todas as alterações legais pertinentes às transações e cenários utilizados pelo cliente, permitindo retornar os relatórios e as tabelas de regras que foram efetivamente alteradas na legislação vigente.

Compartilhe:


VOLTAR